• 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

11 22 33 44 55
 

Benefícios da Aveia

Fontes: Belezaesaude.com

A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (especialmente do grupo B e E), carboidratos e fibras.

Dentre tantas substâncias positivas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque, pois estão relacionadas a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e sua manutenção em níveis adequados. A aveia contém uma combinação certa de proteínas e carboidratos que mantém a saciedade.

Porém, para ser eficiente a aveia tem que ser consumida todos os dias.

A aveia contribui para melhorar o bom funcionamento do organismo e é aconselhável como preventivo para muitas doenças e para a manutenção da saúde de diversos órgãos do corpo.

Os flocos de aveia contêm uma boa quantidade de proteína em comparação com outros tipos de cereais. A aveia também contêm fitoquímicos que fornecem uma proteção contra várias doenças crônicas. Um equilíbrio saudável de ácidos graxos proporciona longevidade e boa saúde. Contém vitaminas e minerais essenciais, como o ácido fólico, Vitamina E e Tiamina. Estudos revelaram que o betaglucano contido em flocos de aveia tem a capacidade de controlar as infecções bacterianas no corpo e impedí-las de crescer. Simplificando, a aveia em flocos aumenta a imunidade, facilitando assim uma boa saúde geral e longevidade.

Benefícios da Aveia

- Contém aminoácidos que estimulam a produção de lecitina no fígado, favorecendo a depuração completa das toxinas do organismo. Consumir aveia é bom para limpar as paredes das artérias, já que a fibra vai “varrendo” os depósitos de gordura que vão se acumulando nos vasos e que podem gerar problemas cardíacos.

- Os flocos de aveia são ricos em beta-glucano, uma fibra solúvel que se transforma em gel durante o processo de digestão. Este gel aumenta a viscosidade dos alimentos no estômago e intestino delgado. Como resultado, ele diminui o período de digestão, resultando, assim, numa absorção prolongada de hidratos de carbono. Desta forma, controla os níveis de açúcar no sangue.

- Ajuda na digestão saudável através das fibras insolúveis. Estas fibras funcionam movendo o alimento através do intestino para ajudar a tratar a constipação. A fibra nos flocos de aveia facilita o funcionamento regular e saudável do intestino.

- Uma alimentação suplementada com aveia garante uma diminuição no nível de colesterol e, por consequência, protege contra doenças cardiovasculares. Esse efeito benéfico do cereal acontece porque a aveia atrapalha fisicamente a absorção de diferentes tipos de gordura no intestino e, por isso, impede sua transformação em colesterol.

- Comer uma porção de flocos de aveia todos os dias pode facilitar o controle dos níveis de pressão arterial. Isto também ajuda a reduzir a necessidade de medicação hipertensiva em certos casos. A pressão arterial elevada pode representar sérios riscos à saúde.

Como consumir a aveia?

A aveia pode ser encontrada em flocos (grossos ou finos), farelo e farinha.

O farelo de aveia é o tipo mais nutritivo e rico em β-glucana. É recomendado de 1 a 2 colheres de sopa diariamente.



Leite de Aveia

O leite de aveia serve como fonte de nutrientes importantes e necessários para o funcionamento adequado do organismo humano. A lista inclui componentes como carboidratos, fibras, proteínas, cálcio, fósforo, ferro, manganês, potássio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina E. A bebida, inclusive, é uma alternativa de variedade de leite para os adeptos do estilo de vida vegano, que não permite o consumo de alimentos e bebidas que tenham origem animal.

Ingredientes

- 1 xícara de aveia
- 2 xícaras de água
- 1 colher de chá de extrato de baunilha

Deixar a aveia de molho na água por, no mínimo, uma hora. Colocar a aveia com a água e a baunilha no liquidificador e bater. Coar com o auxílio de um pano fino ou peneira e armazenar na geladeira. Dura até três dias.

 


doutores dicas_de_saude dicas_de_beleza novidades
facebook dead weather the raconteurs white stripes third man records site oficial
webmath webmath