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Alimentos para uma pele perfeita
Fontes:
Oficina da Moda

Descubra quais são os alimentos que ajudam a sua pele a ficar bonita e macia. Eles suavisão manchas, rugas e até mesmo estrias!

Investir em um bom creme ou em um tratamento estético de última geração ajudam muito recuperar a firmeza, a maciez e a luminosidade da pele. Mas sua alimentação também ajuda o organismo recuperar o maior órgão do nosso corpo das agressões externas, combater os radicais livres que aceleram o envelhecimento e ainda produzir colágeno, a bendita substância que dá sustentação ao tecido cutâneo.

De maneira geral, para ajudar a prevenir e tratar os problemas de pele mais comuns, é fundamental garantir um bom aporte de vitaminas e minerais. “As vitaminas A, C, D e E exercem funções antioxidantes e anti-inflamatórias, garantindo eficiência no combate aos radicais livres e, consequentemente, retardando o processo de envelhecimento. Outros nutrientes importantes são os minerais manganês e cobre, ambos envolvidos na síntese de colágeno, o zinco, que auxilia na cicatrização e previne a formação de rugas, e, por fim, o silício, que garante maior elasticidade”, diz Valéria Paschoal, diretora da VP Consultoria Nutricional.

Para cada tratamento há alimentos específicos que devem ser adotados para recuperar a pele das agressões, mantendo-a saudável e radiante. Conheça-os agora e tire proveito!

Atenuar as rugas

No contra-ataque: vale reforçar a dieta com alimentos ricos em vitamina E, que é um poderoso antioxidante, antiinfl amatório e responsável por combater os radicais livres.

Alimento-chave: sementes de girassol sem casca. Elas contêm muito ferro, cálcio, fósforo, sódio, potássio, vitaminas do complexo B e betacaroteno, um precursor da vitamina A e da vitamina E.

Quanto consumir: uma colher (sopa) por dia.

Suavizar todas as estrias

No contra-ataque: além de evitar as oscilações constantes na balança, vale a pena investir em alimentos que são fontes de vitamina C, como as frutas cítricas. “Elas fornecem a matéria-prima para a construção do colágeno, além de ajudar a neutralizar os radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento”, diz a nutricionista Daniela Jobst.

Alimento-chave: morango. Ele é rico em vitamina C, polifenóis, flavonoides e em ácido elágico. Todas essas substâncias aceleram o processo de eliminação das toxinas acumuladas no fígado e no intestino, melhorando o funcionamento do organismo como um todo.

Quanto consumir: três unidades por dia.

Atacar a gordura localizada

No contra-ataque: alimentos que favorecem o bom funcionamento intestinal minimizam a absorção de gordura e facilitam a perda de peso.

Alimento-chave: missô, pasta de soja fermentada. “Ela é rica em probióticos naturais, que conferem força extra ao intestino, além de ajudar a desintoxicar e a desinchar”, diz a nutricionista Jocelem Salgado.

Quanto consumir: uma xícara (chá), três vezes por semana.

Um fim à flacidez

No contra-ataque: o segredo é aumentar a biodisponibilidade de nutrientes que são importantes para a síntese de colágeno, como o manganês e o cobre, presentes nos grãos e nas frutas oleaginosas.

Alimento-chave: noz-pecã, uma das fontes mais importantes dos dois minerais. A noz também é rica em gordura poli-insaturada, que faz bem ao coração e protege contra doenças crônicas, como o diabetes e o colesterol.

Quanto consumir: duas unidades por dia.

Evitar a terrível celulite

No contra-ataque: dar uma força ao intestino, ajudando-o na limpeza do organismo e reduzindo o inchaço, é uma maneira eficiente de melhorar o aspecto da pele.

Alimento- chave: aveia. Rica em fibras, ela acelera a eliminação de toxinas e ainda favorece a perda de peso, que está diretamente relacionada ao aparecimento da celulite. “A aveia também é rica em silício, nutriente essencial para a síntese de colágeno e para a reestruturação das cartilagens e tecidos”, garante Fernanda Granja.

Quanto consumir: uma colher (sopa) por dia.

 


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